Ações do TST contribuem para promover sustentabilidade
5/6/2024 - Nesta quarta-feira (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. No âmbito do Tribunal Superior do Trabalho, são desenvolvidas persas iniciativas na área de sustentabilidade, como o Programa Carbono Neutro e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, além de estratégias de eficiência energética e consumo consciente de água.
Neutralização do efeito estufa
O Programa Carbono Neutro visa neutralizar as emissões de gases de efeito estufa do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) até 2030, com ações como a ampliação da usina fotovoltaica, a otimização do consumo de energia e a compensação de emissões.
Atualmente, a Divisão de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade (Dieses) está preenchendo o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) de 2023, ferramenta que quantifica de forma precisa as emissões de GEE geradas por atividades do Tribunal. Este primeiro passo é fundamental para o TST identificar as principais fontes de impacto ambiental, estabelecer metas de redução e implementar ações estratégicas para alcançar a sustentabilidade ambiental.
Gestão de resíduos
No início deste ano, uma empresa especializada foi contratada para elaborar o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos" do TST e CSJT. A iniciativa visa reduzir impactos ambientais e atender aos normativos vigentes sobre o tema. Outra iniciativa nessa área é a Coleta Seletiva na Origem, para reduzir rejeitos destinados a aterros, ampliando a destinação de resíduos às cooperativas de reciclagem.
Eficiência energética
O Tribunal está sempre em busca de modernização e eficiência energética da iluminação, assim como promoção de campanhas de conscientização para o uso racional de energia. Em 2019, foi inaugurada uma usina fotovoltaica para geração de energia elétrica por meio da captação da luz solar, com a instalação de 2.688 placas nos terraços dos três blocos do Tribunal.
Consumo consciente de água
Também nesse campo, o TST instalou torneiras com temporizadores e sistema de reuso da água da chuva para irrigar jardins e combater o desperdício,
Mobilidade
A mobilidade sustentável é incentivada pela iniciativa "Carona Solidária". Através da plataforma online Google Spaces, servidores e colaboradores podem se conectar e organizar caronas para seus trajetos diários, reduzindo o número de carros nas ruas e contribuindo para reduzir o impacto ambiental.
Compras sustentáveis
O Tribunal prioriza a aquisição de produtos com certificação ambiental e de fornecedores com práticas sustentáveis.
Educação ambiental
Na área de educação, são promovidas campanhas de conscientização para os colaboradores sobre a importância da sustentabilidade, promovendo a mudança de hábitos e o engajamento nas iniciativas do TST.
Conscientização e ação
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em 1973, e é celebrado anualmente em 5 de junho. De acordo com o programa, neste ano, o tema da campanha se concentra na restauração da terra, na desertificação e na resiliência à seca, com a frase chave "Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração".
Nesta data, são realizadas persas iniciativas de conscientização e ações pela proteção do meio ambiente, envolvendo questões como poluição, aquecimento global e gestão de resíduos.
(Silvia Carneiro/CF)